Marimbondo é o nome comum para designar Himenópteros (Hymeno membrana) + ptera (asas), que são vespas das famílias Vespidae Pompilidae ou Sphecidae. São encontradas principalmente na América do Sul e em todo Brasil. São de hábitos diurno.

Existem espécies solitárias e sociais

Solitária                                                                                Marimbondo (vespa).                                                         Espécie Oleira é Também chamada de vespa do pote ou marimbondo do barro, chega a medir cerca de 2 cm de comprimento e constroem suas casas de barro (argila), com a mandíbula e patas dianteiras, após a construção do pote realiza a oviposição geralmente no dia seguinte, colocando um ovo em cada pote, que será abastecido com várias lagartas anestesiadas, que iram servi de alimento para a larva e após isso ela fecha o pote. 

Espécies Sociais                                                                   Apresentam simultaneamente sobreposição de pelo menos duas gerações adultas. Cuidado cooperativo com a prole e divisão de trabalho reprodutivo. As sociais são familiares à maioria das pessoas e apresentam uma sociedade de castas, com a rainha, operarias e machos. Apenas as fêmeas podem ferroar, devido à presença do canal de saída do ovo (canal ovipositor). O ninho das vespas sociais é construído com um material muito semelhante a papel, formado por madeira ou folhagem mastigada e elaborada pelo marimbondo. A rainha começa de construir de um novo ninho e ela mesma se encarrega de nutrir as primeiras larvas. Pouco tempo depois as operárias (nascida da primeira ninhada), assumem o papel de cuidar das larvas e a rainha passa somente a depositar ovos. Nessa sequência são depositados ovos que darão origem a machos e fêmeas.

Alimentação                                                                           Alimentam-se de insetos como: lagartas, aranhas, cupins, gafanhoto, formigas, entre outros.   

Habitat                                                                                          Fazem seus ninhos no chão, em arvores, mata e devido ao desmatamento e expansão imobiliária estão também presentes nas áreas urbanas em nossas casas.

Importância para o meio ambiente.                                         Atuam na polinização de plantas e realiza o controle biológico de insetos para alimentar suas lavas e crias.

Acidente com marimbondo (vespas).                                          Fazem seus ninhos em locais habitados, para se proteger de vento e chuva e do ataque de possíveis predadores. As espécies mais agressivas são o cavalo e mamangava. A convivência entre o homem e os marimbondos é pacifica desde que não se sintam ameaçados. Qualquer movimentação brusca, pancada, próxima à colônia chamara a atenção dos insetos podendo ocorrer o ataque como defesa.

A Picada do marimbondo                                                               A picada é dolorosa, com dor intensa, inchaço local, em alguns casos pode surgir uma reação alérgica mais grave e até com risco de vida. 

O que fazer após ser picado                                                         É muito importante ir ao hospital, pois pode desenvolver uma reação alérgica grave, que precisa ser tratada com remédios mais específicos.

Lavar o local com água e sabão, para evitar a entrada de micro-organismos no local, que podem piorar a reação da pele.                                                                                                           

Aplicar uma compressa de agua gelada, sobre o local da picada de 5 a 10 minutos, podendo ser repetida várias vezes durante o dia, sempre que sentir a necessidade de aliviar o inchaço ou a dor.  

                                                                                                Prevenção                                                                                 Inspecionar cuidadosamente garagens e sótãos a procura de ninhos.              Os telhados merecem toda atenção com maior incidência de ninhos e casulos.                                                                                 Vedar buracos em murros e paredes que sirvam de abrigo.              As telas de proteção evitam a passagem para áreas internas assim como para mosquitos e moscas.                                                        A primavera é a estação que dá início a formação de casais e ninhos. Mantenha o lixo vedado pois contém componentes alimentares que atraem os marimbondos.                                                            Não acumular lixo e manter sempre limpos os terrenos baldios.           Manter os jardins limpos e a grama sempre aparada.

A Dedetização

Como é realizado a desinsetização.                                                                            

1. Passo.                                                                                           É a inspeção.                                                                                       Após entrevista com nosso cliente e identificação das pragas, nosso técnico fara uma inspeção detalhada de todas as áreas internas e externas do imóvel e avaliação do nível de infestação.

2. Passo.                                                                                         O Combate a técnica de aplicação e a escolha do inseticida.                Após a inspeção, nosso técnico definira as medidas corretivas e

preventivas, técnica de aplicação e o melhor inseticida a ser utilizado, levando em consideração alguns fatores como: As características do ambiente, o tipo de ventilação, as pessoas e animais domésticos presentes no ambiente a ser realizado o controle de pragas.

O inseticida a ser utilizado é de efeito imediato ou residual, o que nos assegura uma ação rápida e eficiente.

O tratamento é através de pulverizador manual ou pulverizador costal com aplicação localizada.

Cuidados com a realização dos serviços.                                      Todas as medidas de segurança com relação as pessoas e animais domésticos, vão ser repassado a nosso cliente incluindo:

Todas as orientações com relação ao preparo do local para execução do serviço.

 

Todo grupo químico, dosagem e orientação para uso médico de cada inseticida utilizado.                       

 

Todos os procedimentos de aplicação dos inseticidas.

 

 

Ligue agora mesmo e solicite um orçamento!