Existem aproximadamente 18.000 espécies de formigas. No Brasil, são cerca de 2.000 espécies, sendo o país com a maior diversidade de formigas das Américas. 

As formigas também são insetos sociais que vivem em colônias, onde os indivíduos fazem as divisões das tarefas. Em uma colônia encontramos a rainha, as operárias e os machos.                                                                                                                    

A rainha é responsável pela reprodução e crescimento da colônia, os machos são responsáveis pela fecundação das rainha, As operarias que são (fêmeas estéreis), são encarregadas dos serviços da colônias.

Em seu ambiente natural exercem um papel muito importante removendo as camadas do solo e incorporando a matéria orgânica ao solo.

A alimentação no ambiente urbano residencial ou comercial elas buscam por alimentos adocicados como bolos, doces, gramas, plantas, mais também se alimentam do lixo hospitalar, de animais mortos, secreções e até mesmo de fezes presentes na lixeira de banheiros e etc.  

Reprodução das formigas                                                          Algumas espécies com asas se reproduzem no voo nupcial e cópula ocorre no ar, outras espécies se reproduzem dentro dos próprios formigueiros e ainda ocorre a divisão da colônia, aonde grupo de operarias, crias e rainhas saem a procura de outro local próximo formando um novo formigueiro.

Aqui vamos citar algumas espécies de formigas:                    

Formiga Acrobática / Crematogaster spp                          Habitat: Vivem nas áreas internas e externas dos ambientes. Fazendo seus ninhos sempre próximo a área de alimentação como cozinha e sala. Na área externa em troncos de madeira, solo, sob pedras.

Formiga Argentina / Linepithema humile                                      Habitat: Fazem seus ninhos próximo a uma fonte de água como cozinha, banheiro, área de serviço. São formigas extremamente territorialista e agressivas com outras espécies de formigas.

Formiga Cabeçuda / Pheidole sp                                           Habitat: Fazem seus ninhos no solo, em frestas ou rachaduras nas calçadas.

Formiga Carpinteira / Camponotus ssp.                                   Habitat: Na área interna telhado, parede dupla, forro de madeira, parede dupla e na área externa vivem em gramado, jardim e árvores.

Formiga Fantasma / Tapinoma melanocephalum                                   Habitat: Em áreas internas habitam áreas de cozinha, banheiro, conduítes de luz, sempre em fileiras e nas áreas externas no solo e madeiras podres.

Formiga Faraó / Monomorium pharaonis                                     Habitat: Seus ninhos são encontradas somente em ambientes internos de ambientes residências ou comerciais como frestas de azulejos, rodapé, batente de porta.

Formiga de fogo / Wasmannia auropunctata                                         Habitat: Em ambientes doméstico costumam infestar roupas, cama, berço, alimentos e nas áreas externas em locais secos e úmidos. As colônias podem ter mais de uma rainha.

Formiga lava-pés / Solenopsis spp                                            Habitat: Em área internas fazem seus ninhos em rodapé, parede dupla, batente de porta e janelas e em áreas externas formam pequenos montículos em gramado e jardim.

Formiga louca / Paratrechina longiconis                                                                                Habitat: Áreas internas fazem seus ninhos em frestas de parede, chão e instalação elétrica, em áreas externas fazem ninhos em madeira, sob pedras, no solo. Pequenas colônias mais com varias rainhas.

Danos                                                                                              Além de infestar áreas de preparação de alimentos e contamina-los ficando improprio para consumo humano, são responsáveis também por danificar equipamentos eletrônicos quando fazem seus ninhos dentro deles.                                                                                                                            

Riscos à saúde                                                                               Tem uma característica de serem andarilhas, tendo contato com esgoto, lixo, animais mortos e outros. Sendo assim responsáveis por disseminar diversas doenças como: Diarreia, disenteria, cólera, entre outras. Além disso tem espécie agressiva com uma ferroada dolorosa e que provocar reações alérgicas.

Prevenção                                                                                  Limpeza diária dos ambientes.                                                    Não deixar alimentos expostos após as refeições.                             Lavar todos os utensílios após o preparos das refeições.                       Vedar todas as frestas.                                                             Rejuntar todas as falhas que existir nas junções dos azulejos.          Não deixar restos de rações de cachorro e gato exposta que servi de atrativo para formigas.                                                                Evitar acumulo de matéria orgânica.                                                                 Evitar o acumulo de material em desuso.                                     Consertar pontos com pequenos vazamentos de água, evitando assim pontos de umidade.                                                                    Limpar terrenos baldios.                                                                          Manter jardim e grama sempre bem cuidados.

A Dedetização

                                                                                                  Como é realizado a desinsetização.                                                                            

1. Passo.                                                                                           É a inspeção.                                                                                       Após entrevista com nosso cliente e identificação das pragas, nosso técnico fara uma inspeção detalhada de todas as áreas internas e externas do imóvel e avaliação do nível de infestação.

2. Passo.                                                                                       O Combate a técnica de aplicação e a escolha do inseticida.                Após a inspeção, nosso técnico definira as medidas corretivas e preventivas, técnica de aplicação e o melhor inseticida a ser utilizado, de acordo com a espécie de formiga a ser controlada levando em consideração alguns fatores como: As características do ambiente, o tipo de ventilação, as pessoas e animais domésticos presentes no ambiente, podendo ser.

Inseticida gel. 

Inseticida liquido.

Inseticida pó.

Inseticida isca granulada.

Cuidados com a realização dos serviços.                                      Todas as medidas de segurança com relação as pessoas e animais, vão ser repassado a nosso cliente incluindo:

Todas as orientações com relação ao preparo do local para execução do serviço.

 

Todo grupo químico, dosagem e orientação para uso médico de cada inseticida utilizado.                       

 

Todos os procedimentos de aplicação dos inseticidas.

 

 

Ligue agora mesmo e solicite um orçamento!