Existem a mais de 400 milhões de anos e foi o primeiro artrópode a sair do ambiente aquático e passar a viver na terra.

Não são insetos como pensam erradamente algumas pessoas.        Os escorpiões juntamente com as aranhas, carrapatos e ácaros, pertencem a classe Arachnida.

São carnívoros, de atividade noturna e no ambiente natural são de grande importância ecológica, sendo um dos principais predadores de insetos e pequenos animais.

Penetram no ambiente domiciliar sem serem notados e abrigando-se durante o dia e você pode ter o desprazer de encontrar na área interna ou externa de sua residência, trabalho e até mesmo em condomínio verticais.

Podem também se alimentar de grilos, cupins, pequenas aranhas, com isso aonde existir a presença de escorpiões, pode ter uma fonte de alimento disponível para eles.

Inimigos naturais são algumas espécies de lagartos, arranhas, aves de rapina, aves domesticas, pássaros, sapos, o ser humano, entre outros.

Um escorpião pode passar vários meses abrigado e sem se alimentar o que dificulta bastante o controle dessas espécies.

Habitat                                                                                                                                Podem ser encontrados em terrenos mal cuidados, cemitérios, tubulações de esgotos, ralos e demais locais. Na área intradomiciliar são encontrados facilmente em banheiros, sala, quarto, paredes, frestas, rachaduras, enfim em qualquer áreas do ambiente.

Destacamos aqui as espécies de maior importância devido a acidentes aqui no Brasil.                                                                  Tityus serrulatus, tityus bahiensis e tityus stigmurus.                                                            

Tityus serrulatus - Escorpião amarelo                                                                                      É a espécie que causa os acidentes, mais graves e as vezes fatal.                    Reprodução: São vivíparos. Sua população são formadas apenas por fêmeas cuja reprodução se dar por patogênese, bastando para isso que encontre um ambiente favorável, os óvulos transformam-se diretamente em embriões que dão origem a novas fêmeas. Essa característica faz com seja a espécie mais disseminada no Brasil. É encontrada na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.          

Tityus bahiensis - Escorpião marrom                                                                            É a espécie que mais provoca acidentes.                                                                                   Reprodução: São vivíparas. O acasalamento ocorre durante todo o ano a gestação dura cerca de três meses. Com um único acasalamento a fêmea tem até três partos, são encontradas mães com filhotes de setembro até abril. É encontrado em Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tityus stigmurus - Escorpião do Nordeste                                Como o nome já diz é da região nordeste do Brasil.                         Reprodução: Reproduzem-se quase que em sua totalidade por partenogênese, ou seja, não há a necessidade de um macho para acasalar. Apesar disso, existem machos e fêmeas, mas o aparecimento de machos é raro.

Dispersão

Podem percorrer de 02 a 30 metros em busca ativa por alimento.

Gostam muito de umidade, pouca luz e dividem o mesmo espaço com as baratas na rede de esgoto, tubulações e ralos. É a partir desses pontos que se dispersam sem serem percebidos para os ambientes internos e externos dos ambientes.                                                          A casos que até uma caixa de esgoto mal vedada servi de ponto de partida de barata e escorpião para o ambiente interno do imóvel.

Acidentes                                                                                                                          As partes do corpo mais atingidas são:                                                                 1. Mãos, 2. Braços, 3. Pés, 4. Pernas e demais partes.                                                                                                                                      

Riscos à saúde                                                                                                                    São peçonhentos. Provocam acidentes tantos em animais domésticos como em seres humanos.                                                              A gravidade do acidente varia de acordo com a espécie.                   A picada é dolorosa, com dor intensa no local radiando para outras partes do corpo.                                                                 Crianças, idosos, pessoas com algum quadro de baixa imunidade ou fragilizadas por outras doenças, necessita de cuidados médicos urgente, sua picada pode ser fatal.

Prevenção para evitar infestação                                                                                                                       Manter o serviço de controle de pragas sempre atualizados evitando assim infestação de baratas e outros insetos, que sirva para atrai escorpiões.

Limpeza impecável e constante principalmente nos locais mais propensos para a sobrevivência das baratas.

Manter limpos terrenos baldios dos arredores.                                                                                                                       Manter limpos todas as áreas internas e externas dos ambientes como: quintal, garagem, deposito.                                         Colocar barreira física evitando passagem de insetos e aracnídeos na parte inferior das portas.                                                                                                                                                                                                              Manter o jardim sempre bem cuidado, com gramas e plantas aparadas.                                                                                   Em local muito arborizado, fechar portas e janelas do ambiente antes do anoitecer, já que os aracnídeos e outros insetos são de habito noturno.                                                                                   Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades da casa.                                                                                                                                                                                             Evitar guarda resto de matérias em desuso.                                                                  Manter murros e paredes rebocados evitando buracos que sirvam de abrigo.                                                                                                                                               Vedar frestas e buracos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes.  Consertar rodapés despregados, colocar telas nas janelas.                                                                                  Utilizar ralos de segurança de abrir e fechar ou telados.                                                                                        Lixo sempre em recipientes fechados evitando a proliferação de baratas e outros insetos.                                                                                

 

Prevenção para evitar acidentes                                                            Sempre examinar os calçados antes de usá-los.                                                                                                                                                             Sacudir roupas e calçados antes de usá-los.                                                                                                                        Não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres.                                                                                               Uso de calçados e de luvas de raspa de couro para manusear áreas de jardim, entulhos e materiais de construção.                              Evitar acumulo de lixo e folhas secas nas proximidades da residência.                                                                                                                                                                                                                                                                                         Manter camas, berço, sofá e outros móveis sempre afastados das paredes.                                                                                                                         Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.                                                                                         Evitar pendurar roupas nas paredes e portas.                                                                                                     Não deixar roupas no chão, principalmente em área úmida como banheiros.                                                                                                                                                                                                             Examinar roupas que estejam no chão ou encostada em parede antes de usar ou manusear.

A Dedetização

Como é realizado a desinsetização.                                                                            

1. Passo.                                                                                          É a inspeção.                                                                                       Após entrevista com nosso cliente e identificação das pragas, nosso técnico fara uma inspeção detalhada de todas as áreas internas e externas do imóvel e avaliação do nível de infestação.

2. Passo.                                                                                           O Combate a técnica de aplicação e a escolha do inseticida.                Após a inspeção, nosso técnico definira as medidas corretivas e preventivas, técnica de aplicação e o melhor inseticida a ser utilizado, levando em consideração alguns fatores como: As características do ambiente, o tipo de ventilação, as pessoas e animais domésticos presentes no ambiente a ser realizado o controle de pragas.

O inseticida a ser utilizado é de efeito residual, com registro no Ministério da Saúde para o controle de escorpião e na sua formulação não tem o radical ciano, o que nos assegura toda segurança no controle para escorpião e de ação prolongada por mais tempo.

O tratamento é através de pulverizador costal, com inseticida líquido e aplicado em todo perímetro de todas as áreas internas e externas, além de inseticida pó próprio para o combate de escorpião e Registro no Ministério da Saúde, visando também o controle de baratas principal fonte de alimento de aracnídeos.

Cuidados com a realização dos serviços.                                      Todas as medidas de segurança com relação as pessoas e animais domésticos, presentes no ambiente vão ser repassado a nosso cliente incluindo:

Todas as orientações com relação ao preparo do local para execução do serviço.

 

Todo grupo químico, dosagem e orientação para uso médico de cada inseticida utilizado.                       

 

Todos os procedimentos de aplicação dos inseticidas.

 

 

Ligue agora mesmo e solicite um orçamento!