As aranhas são artrópodes, pertencentes a classe aracnídea que abrange também os ácaros, carrapatos, escorpiões. Possuem órgãos inoculadores de veneno, assim como os escorpiões, por isso são considerados animais peçonhentos. No ambiente natural são de grande importância para manutenção do equilíbrio ecológico, são carnívoras e alimentam-se principalmente de insetos que são capturados, presos a suas teias ou caçados ativamente. Com o desmatamento e a urbanização geralmente na construção de novas habitações, não garantem que as aranhas que viviam naquele ambiente natural destruídos pela ação do homem não se aproximem do ambiente urbano, com isso muitas espécies vivem próximas e até mesmo dentro de habitações humanas. Seus inimigos naturais são lagartos, lagartixa, insetos, sapos, rãs, galinhas, pássaros, outras aranhas e o próprio homem.               

Das milhares de espécies de aranhas existentes, vamos falar aqui de três pelo risco de acedentes que até podem ser fatal ao ser humano:

Aranha armadeira, aranha marrom, viúva negra.

Aranha armadeira (Phoneutria spp).                                                                                   

Tem coloração marrom acinzentada, com manchas claras no abdome. As fêmea vivem mais, até 4 anos de vida.                                              

É a aranha venenosa de maior tamanho atingindo até 15 cm de com as patas abertas. De hábitos noturno.

É a aranha mais agressiva, ataque feroz, seguido de vários picadas.

Tem esse nome por causa da característica de ataque quando se sente ameaçada, apoiando o corpo sobre as 4 patas traseiras, ergue-se a parte da frente, fazendo movimento de um lado para o outro, assim ataca com mais facilidade.

Os acidentes podem ocorrer ao manusear frutas e legumes, durante os afazeres domésticos ou até mesmo calçar um calçado, sendo o pé e mãos as partes mais atingidas.

Sua picada provoca dor intensa, imediata e no local fica vermelho, podendo ocorrer outros sintomas, podendo chegar ao óbito no caso de crianças e idosos.

                                                                                                    

Aranha marrom (Loxosceles spp).                                                                                                              A coloração varia de castanho claro a marrom escuro.                                 

As fêmeas vivem mais que os machos dessa espécie.                                                

Podem viver até 5 anos de vida.

Não ultrapassa 4 cm de envergadura.

De habito noturno.     

Constroem teias, geralmente em cantos e frestas.                                                            

Os acidentes ocorrem quando são comprimidas contra o corpo.

Seu veneno é extremamente toxico para o organismo humano.

A picada não é dolorosa e muitas vezes imperceptível, fazendo com que o acidentado demore a procurar socorro médico.

Seu veneno atinge as células sanguíneas, destruindo tecidos e provocando necrose.

 

Viúva-Negra (Lactrodectus spp).                                                                                  

Este tipo de aranha possui cor negra, com uma larga mancha vermelha no abdômen.    As fêmea é maior que o macho. Não são agressivas. De pequeno porte, a fêmea é maior atingindo até 2 cm.  Os acidentes ocorrem quando são comprimidas contra o corpo.                                                                                                              O nome viúva-negra é pelo fato da fêmea, geralmente, se alimentar do macho após a cópula (acasalamento).

É uma aranha muito conhecida no Brasil e os acidentes mais comuns são na região Nordeste principalmente nos estados de Ceará, Bahia e aqui em Aracaju. 

Vamos citar aqui outras duas espécies que são temidas pelo tamanho e aparência, mais sem riscos de envenenamento em casos de acidentes com seres humanos.

 

Aranha caranguejeira (Mygalomorphae spp). 

As maiores entre as espécies do mundo podem chegar até 30 cm de envergadura.     Sua coloração varia de espécie de marrom a preto. Tem vida independente. De habito noturno. Passam vários dias sem se alimentar. As fêmeas tem vida mais longa até 20 anos e os machos 7 anos.   Sua picada não causa problema de intoxicação ao ser humano. Quando ameaçadas, tem um sistema de defesa próprio que consiste em atritar ou esfregar suas pernas posteriores no abdome e lançam pelos urticantes em grande quantidade ao seu redor.  Esses pelos podem causar alergia ou problema respiratório, embora seja de ação fraca ao ser humano, pode ser perigoso caso a pessoa tenha algum problema alérgico.                                     

Aranha de jardim ou Tarântula (Lycosa spp).

Também conhecidas como aranha de grama. Tem coloração marrom acinzentada.  Apresentando um desenho em forma de seta no dorso do abdome.   O tempo de vida varia de 2 a 3 anos. Podem medir até 5 cm de envergadura. Menos perigosa das aranhas, não fazem teia. Não são agressivas. Seu veneno é pouco ativo em mamíferos, no local da picada pode ocorrer inchaço e vermelhidão, sua picada é geralmente tratada com analgésico.  

Reprodução         

Com milhares de espécies existentes, vamos aqui falar o básico. Em algumas espécies a fêmea podem por até 3.000 ovos, onde são depositados em um disco de seda que ela terce, onde são depositados, chamado ooteca, que permanece sob os cuidados da fêmea, podendo inclusive ser carregada nas quelíceras, demonstrando assim um cuidado com a prole. O tempo de vida varia de espécie para espécie e do fator sorte. O processo de reprodução necessita de grande aporte energético e para isso muitas aranhas se aproveitam da proximidade dos machos e do tamanho reduzido deles para captura-los e usar como alimentação após a fecundação. A viúva-negra é uma das aranhas que possui fama de matar o macho após a fecundação.                                                                                                                                                               

Habitat

No ambiente urbano procuram locais com boa umidade aonde é mais fácil de encontrar alimento para sobreviver. Podendo se abrigar em entulho, frestas, buracos em parede, jardins, plantas, gramados, roupas, calçados, atrás de moveis, quadros, forro de casas, cortinas, banheiro, no rodapé inferior e superior e etc.

Medidas preventivas

Realizar o controle de pragas com frequência, evitando infestações de baratas e outros insetos que sirvam de alimentos para os aracnídeos. Limpeza detalhada e minuciosa por toda área interna e externa de residências e áreas comerciais independente do ramo de negócio. Manter sempre fechados armários e gavetas que sirvam de abrigo. Manter berços e camas afastados da parede.  Afastar as camas e os móveis das paredes. Não deixar roupas usadas pelo chão principalmente em áreas úmidas como banheiros. Examinar calçados e roupas antes de usá-los. Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão. Evitar pendurar roupas nas paredes e portas. Examinar roupas que estejam no chão ou encostada em parede antes de usar ou manusear.  Rebocar frestas, rachaduras de paredes e muros para que não sirvam de abrigo.  Uso de calçados e de luvas de raspa de couro para manusear áreas de jardim, entulhos e materiais de construção.    Manter jardins e quintais limpos e roçados. Não colocar as mãos em frestas, sob pedras e troncos podres. Em local muito arborizado, fechar portas e janelas do ambiente antes do anoitecer. Evitar acúmulo de materiais de construção e material em desuso.  Evitar acumulo de lixo e folhas secas nas proximidades da residência.  Acondicionar o lixo em recipientes fechados. 

A Dedetização

Como é realizado a desinsetização.                                                                             

1. Passo.

É a inspeção.

Após entrevista com nosso cliente e identificação das pragas, nosso técnico fara uma inspeção detalhada de todas as áreas internas e externas do imóvel e avaliação do nível de infestação.

2. Passo.

O Combate a técnica de aplicação e a escolha do inseticida.

Após a inspeção, nosso técnico definira as medidas corretivas e preventivas, técnica de aplicação e o melhor inseticida a ser utilizado, levando em consideração alguns fatores como: As características do ambiente, o tipo de ventilação, as pessoas e animais domésticos presentes no ambiente a ser realizado o controle de pragas.

O inseticida a ser utilizado é de efeito residual, o que nos assegura uma ação prolongada por mais tempo.

O tratamento é através de pulverizador costal ou nebulizador naf Guarany, com aplicação em todo perímetro da área interna e externa como: Rodapé linear, atrás e por baixo de moveis, frestas, rachaduras, espaços no batente de portas e janelas, caixas de esgoto, ralos, visando principalmente o controle de baratas principal fonte de alimento de aracnídeos.

Cuidados com a realização dos serviços. 

Todas as medidas de segurança com relação as pessoas e animais domésticos, vão ser repassado a nosso cliente incluindo:

Todas as orientações com relação ao preparo do local para execução do serviço.

Todo grupo químico, dosagem e orientação para uso médico de cada inseticida utilizado.                       

Todos os procedimentos de aplicação dos inseticidas.

 

Ligue agora mesmo e solicite um orçamento!